quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Entendendo Schumann

Independente do seu estilo ou tribo, não importa se você lê revistas de moda ou acessa a blogosfera fashion todos os dias... Tenho certeza de que você já ouviu falar no blog The Sartorialist, um dos primeiros a alcançar expressiva quantidade de acessos e conhecido pelas fotos e looks incríveis capturados por Scott Schumann - fotógrafo e dono do blog. Sou suspeita pra falar sobre Scott por que meu trabalho de conclusão de curso na faculdade de Jornalismo teve o blog dele como objeto de estudo.
Adorei esse vídeo feito pela Intel (da série Visual Life), que mostra o cotidiano do fotógrafo/blogueiro. Dá pra entender melhor a maneira como ele enxerga sua profissão e o mundo à sua volta, além de como ele escolhe quem fotografar por aí.
No vídeo, ele aborda uma moça da maneira mais discreta possível, perguntando se pode tirar umas fotos dela, mas bem rápido. Aí, a moça pergunta pra onde vão as fotos. Ele começa a responder: I do a site called The Sartorialist... Na hora ela já começa a sorrir e reconhece a importância de ser abordada por ele na rua.
Imagina que demais o Scott Schumann pedindo pra tirar uma foto sua?! Acho que pra quem gosta de moda, não tem honra maior!


I don´t see a hundred images a day I wanna take, I see two or three.
É muito interessante entender um pouco mais do olhar e do processo criativo de um nome tão importante pra moda contemporânea. Scott ajudou a mudar a maneira como hoje vemos a internet: uma enorme fonte de inspiração e informação, pra quem cria e pra quem consome moda.

Obs: quando decidi escrever sobre o blog de Schumann, mandei um e-mail pra ele explicando o trabalho, a ideia e algumas perguntas. Mandei por mandar, porque tinha certeza de que não receberia resposta alguma. Mandei no dia 27/08/09 e, pra minha absoluta surpresa, recebi uma resposta muito cordial no dia 30/09/09. Quase desmaiei quando vi aquele e-mail, dizendo: Sorry I didn't have time for your paper. Best of luck. Pra quem não acredita (nem eu acredito às vezes, haha):


Beijos,
Paula.

0 comentários: