sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Book Tips: Fundamentos do Design de Moda

Aproveitando que já é sexta, nada melhor do que ler um bom livro pra relaxar no fim de semana, né? A dica de hoje é bem legal pra quem quer entender um pouco mais como funciona o universo da moda de uma maneira resumida e simples. O livro é dividido em cinco partes: Pesquisa e Design, Tecidos e Técnicas, Confecção, Desenvolvendo uma Coleção e A Máquina da Moda. Essa última parte é muito legal, com entrevistas de designers e uma parte só falando sobre estágios. Bem prático!

O melhor de tudo é que ele abre os olhos de quem acha que trabalhar com criação de moda é fácil. Quem já atuou na área sabe como é difícil inovar sem trair a identidade da marca, renovar a inspiração a cada estação, atender aos anseios dos lojistas e das clientes e, principalmente, manter o fôlego sempre intacto ao repetir esse processo periodicamente. Cansativo, né? hahaha Eu já trabalhei em uma marca daqui de Londrina como pesquisadora e às vezes auxiliava na criação e descobri que nessa praia eu não me encaixo! Só daria certo se tivesse uma marca com a minha cara, o que é muito raro de acontecer, né?
É... não é pra qualquer um, não! E é exatamente por isso que tiro o chapéu pra designers incríveis como Karl Lagerfeld, Ricardo Tisci, Alber Elbaz e tantos outros profissionais talentosíssimos que tanto admiramos por sempre renovarem as tendências em suas coleções sem deixar de lado a personalidade da própria marca.

A capa do livro.

Pra quem estiver interessado, achei aqui e aqui - e os preços são bons, já que o livro é todo ilustrado!
Acho que essa é uma dica bacana especialmente pra quem pensa em fazer faculdade de moda. Hoje em dia todo mundo quer trabalhar com moda e muita gente acaba confundindo hobbie com profissão. Pra descobrir se é isso mesmo, acho válido conversar com quem já trabalha na área e ler a respeito. Esse livro tem isso de bom: é bem didático, explica tudo sem se aprofundar muito em todos os assuntos, mas não é de todo superficial. Resumindo, é um ótimo "primeiro livro" pra quem acha que gosta de moda e pensa em ingressar nesse mundo tão competitivo. Vale lembrar também que são muitas as vertentes da moda e o mercado está cada vez mais exigindo profissionais qualificados e treinados. Dentro desse universo, você pode trabalhar como designer, stylist, fotógrafa, produtora, jornalista, consultora, cool hunting, blogueira, buyer, personal stylist, personal shopper entre tantos outros que a indústria da moda abriga.

Espero que tenham gostado da dica! Beijos e bom fim de semana! =*

Foto: Reprodução

0 comentários: