terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Principais tendências do SPFW

  • Uma lista das principais tendências deste SPFW:


*Pedras e cia - as coleções de inverno vieram cheias de vida. Pedrarias, cristais, paetês e bordados vieram iluminar o guarda-roupa da mulher brasileira. 
*Leggings - elas já andaram aparecendo há algumas coleções, mas chegaram em 2010 com força total. Desta vez, porém, possuem mais status do que antes e surgiram em versões mais do que fashion: de vinil, lamê, renda etc.
*Peles - mais do que usadas, as peles apareceram com força. Infelizmente, nem todos os estilistas optaram por sintéticas - que são tão bonitas quanto e não perdem pras verdadeiras (obtidas da maneira mais cruel do mundo! Já coloquei aqui minha opinião a respeito de pele de animal em vestuário, né?) A pele vem nos detalhes, como nas barras, em enfeites de cabeça, em jaquetas e calças.


*Couro - ideal para o inverno e, assim como as peles, não precisam ter origem animal. Couro ecológico, jeans com aparência de couro, resinados, siliconados e até mesmo em superfície como o tricô. Tecnológico!
*Jeans - ao contrário do verão, o jeans do invern é escuro. Manchados ou não, apareceram nas modelagens tradicionais ou mais larguinhas. Jaquetas, casacos, vestidos e saias também vieram no jeans. Básico e atemporal.
*Zíperes - não servem apenas para fechar a roupa, mas também para enfeitar. Alguns vestidos se abrem por inteiro (Amapô, com Fernanda Lima), calças e botas que abrem e fecham e, dessa forma, tem sua modelagem transformada.




*Tramas - é claro que o tricô e o crochê não ficariam de fora. Atenção para os pontos largos, enormes mesmo. Dão impressão de desleixo, mas ficam um verdadeiro charme. Até o lurex entrou na dança e se viu misturado com a lã tradicional.
*Tachas - a tendência rocker abalou as coleções brasileiras de inverno. As tachas são a expressão mais icônica desse estilo e aparecem, mais uma vez, em cintos, jaquetas e calças.
*Plumas - plumas e penas fizeram as vezes de enfeites em peças inteiras, bordados, detalhes e como adereços de sapatos.




*Franjas, rendas e cia - nas barras, mangas, no meio de blusas, saias, vestidos e bodies. Detalhe chique! 
*Babado forte - o romantismo ainda se fez presente, tudo em oposição aos looks pesados e desconstruídos. Afinal, moda é pra todos os gostos, né?
*Frestas abertas - fendas construídas a partir de quadrados unidos ou da desconstrução da roupa.





*Bicolor - o branco e o preto são básicos e chiques, sempre. Juntos, então, nem se fala! Desde sempre e pra sempre.
*Corzinhas - a alegria tomou conta do inverno, como já falamos. Nada de preto e marrom, only. Teve também off-white, cinza, marrom, verde, azul e vermelho, com pitadas de pink e amarelo.
*Estampinhas - dos mais diversos tipos, pra todos os gostos. Camuflado militar, floral, abstrato, xadrez... Grandes ou pequenas, separadas ou misturadas.




*Militar - não apenas as cores, mas também os enfeites das fardas, os botões, cintos e bolsos utilitários ditaram a tendência militar neste inverno. Sóbrio, chique e divertido. 

*Opostos - calças laragas e bem justas, vestidos curtinhos e longos, looks pesados e leves. Opostos mesmo!
*Ombros - continuam em alta e estão super em evidência. Ombreiras, laços, brilhos. Destaque para os ombrinhos.

*Aos pés - onipresente, vem em preto e em tons de nude e coloridos. As thigh high boots (ou cuissardes, pra quem preferir) também marcaram presença. 


*Inversão - sobreposições, calças largonas, desconstrução, botões nas costas. Influência forte dos anos 90.

0 comentários: